Gravidez e a Quiropraxia

A gravidez é um momento único na vida da mulher cheio de alegrias, incertezas e medos. O corpo da mulher passa por uma reviravolta total. Muitas dessas mudanças como o aumento de peso, mudança no centro de gravidade e alteração da postura, que normalmente acentuam a curvatura da coluna lombar, causam em cerca de 70% das grávidas dores nas costas.

Outro fator muito importante é que durante a gravidez a gestante produz um hormônio chamado relaxina, que serve para relaxar os ligamentos da bacia para a hora do parto a fim de permitir a passagem do bebê pela pelve. Entretanto, até a chegada do bebê, esse hormônio enfraquece as articulações da pelve e da coluna. Isso sem falar na tensão e ansiedade que a futura mãe passa e que também causam alterações fisiológicas importantes.

Cuidar da coluna não é tarefa fácil e, com todas essas mudanças, fica muito mais difícil para as grávidas. A Quiropraxia vem auxiliar a futura mãe não apenas no alívio da dor, mas também preparar o corpo para a hora do parto – que muitas vezes é demorado e exige um esforço físico muito grande.

A coluna precisa estar alinhada no momento do parto (normal ou cesárea) evitando o estresse sobre as articulações da mãe que, assim poderá ajudar ainda mais seu bebê.

Outra grande vantagem é a não utilização de medicamentos ou procedimentos invasivos durante esse período tão importante. O ajuste melhora a mobilidade que automaticamente relaxa a musculatura gerando um alívio e uma sensação de bem-estar profundo.

Como em toda gestação existe um risco maior de aborto espontâneo no início da gravidez, não é indicada a realização dos procedimentos na região lombar durante os três primeiros meses de gestação.

Por ser uma profissão de atenção primária não é necessária uma autorização ou encaminhamento médico para que a gestante passe pelo Quiropraxista. Entretanto é importante que o médico saiba e acompanhe junto com o Quiropraxista o tratamento.

A Quiropraxia também ajuda bastante no pós-parto, uma fase onde existe muita tensão por causa da chegada do bebê. O corpo vai se readaptando à nova rotina e o peso que antes estava na barriga, agora está nos braços da mãe. Muitas sentem dores nas costas, pois acabam segurando o bebê ou até amamentando na postura errada. A Quiropraxia ajuda a relaxar as tensões da nova rotina, minimiza dores associadas às tarefas maternais, melhora a postura e a comunicação entre o cérebro e o corpo todo. Assim a nova mãe pode curtir muito mais seu bebê.

Ubika